sexta-feira, 29 de abril de 2011

Quando o frentista exagera no cuidado com seu carro


O leitor Marco Fração nos mandou um email comentando sobre o exagero de produtos e serviços oferecidos por alguns frentistas de postos de gasolina. É claro que por um lado eles querem mesmo cuidar de nosso carro e por outro lado tem metas de vendas de produtos para alcançar, mas o que é correto que eles façam e o que não é?

Não vai fazer nenhum mal para nosso carro que o frentista verifique o nível de água do reservatório do limpador de parabrisa ou que ele calibre os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante, mas algumas coisas não deveriam ser feitas em postos de gasolina.

Por exemplo, no radiador o correto é que coloquemos um produto adequado que evita que a temperatura do sistema suba muito, não apenas água, muito menos água de torneira. E nos postos, o que muitas vezes é usado para se completar o nível da água do radiador é água da torneira.

Outro ponto importante a se salientar é a famosa completada de óleo. Muitas vezes o frentista nem mesmo pergunta qual é a especificação correta do óleo para seu carro, e vai colocando o que ele imagina ser o correto. Se um modelo usa óleo 5w30 e você completar com óleo 20w50, vai ter problemas futuros.

Para vermos o nível correto de óleo do motor é necessário deixar o carro desligado por pelo menos cinco minutos, para que o óleo desça por completo. Muitos frentistas medem o nível sem esperar esses cinco minutos, o que faz com que o óleo medido sempre esteja abaixo do correto, por não ter descido por completo. Então ele vai lá, completa com mais óleo e seu motor acaba rodando com muito óleo.

O Marco Fração comentou que o carro que ele usa também é utilizado por outras pessoas da família, e como essas pessoas são desinformadas, acabam aceitando todas as sugestões do frentista. Ele já viu gente trocando o óleo de um carro recém revisado ”por falta de viscosidade” (teste esse feito com os dedos, um medidor de viscosidade infalível).

Outra coisa que alguns postos mal-intencionados fazem é não enfiar a vareta até o final, simulando falta de óleo, e depois usar uma embalagem vazia de óleo para também simular a adição de óleo até o nível correto.

É claro que não podemos generalizar o trabalho de muitos postos sérios com alguns que fazem essas picaretagens, então vamos sempre abastecer e verificar níveis de reservatórios e pressão dos pneus em um posto que seja de nossa confiança

Fonte: Notícias Automotivas

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