segunda-feira, 18 de abril de 2011

A invasão de carros chineses no Brasil

As montadoras chinesas veem no Brasil  um grande mercado e por isso prometem investir pesado. Algumas empresas como: Effa Motors, Lifan, Chery e a JAC já chegaram por aqui.


Effa M100

Apesar de alguns carros dessas marcas virem com itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, trio-elétrico e freios ABS, seis anos de garantia (JAC), além de combinarem bons preços que podem chegar a ser 30 % mais baratos que os populares brasileiros, ainda existe muita desconfiança com os Chineses. Isso já ocorreu também com outras marcas vindas de fora do país.

Lifan 320

As montadoras Honda, Hyundai e Kia Motors são algumas das montadoras asiáticas que demoraram a chegar ao gosto popular. Uma quantidade baixa de redes de oficinas e a demora para receber as peças eram tidos como grandes obstáculos, que ao longo do tempo foram sendo sanados pelas montadoras.

Chery Cielo Hatch

Em 2010, essas montadoras já alcançavam fatias significativas no mercado brasileiro. A Honda vendeu cerca de 126.166 veículos, alcançando a 6ª posição no ranking de vendas do Brasil, seguida pela Hyundai, com 106.033 veículos e pela montadora sul-coreana Kia Motors, que já alcança a 11ª posição, tendo vendido aproximadamente 52.445 veículos.

JAC J3

O maior desafio a ser vencido pelos chineses aqui em solo brasileiro não é apenas o de oferecer preço baixo e itens de série, pois nesse quesito eles já mostraram ser bastante atrativos. Oferecer redes de oficinas e peças a pronta entrega parece ser a melhor forma de atrair o exigente consumidor brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário